Ads

Últimas News

Agora é lei: velocidade média da banda larga deve ser de pelo menos 60% da franquia contratada

Novas regras começam a valer a partir desta quinta-feira (1) e expectativa é que os consumidores possam navegar com velocidades mais próximas à franquia contratada.


(Fonte da imagem: Reprodução/Speedtest.net)
Entram em vigor a partir desta quinta-feira (1) as novas metas da Anatel sobre a velocidade da banda larga. Pelas novas regras, a velocidade mínima de navegação deverá ser de pelo menos 20% da franquia contratada. Além disso, a velocidade média deverá ser de pelo menos 60%. Anteriormente, a velocidade mínima era de 10%.

No próximo ano, a velocidade mínima deve obrigatoriamente subir para 30% e, em 2014, para 40%. Já as velocidades médias sobem em novembro de 2013 para 70% e em 2014 para 80%. Outra parte do texto legisla sobre a disponibilidade do serviço, que deve estar funcionando em pelo menos 99% do tempo durante o mês.

Um exemplo: se você possui uma franquia contratada de 1 Mb, teoricamente os seus downloads devem ser feitos a uma velocidade mínima de 12,5 KB/s (que corresponde aos 10%). Com a mudança, a velocidade mínima, nesse exemplo, subiria para 25 Kb/s (que corresponde a 20%).

Portanto, se você não estiver recebendo os valores mínimos de acordo com a sua franquia contratada, é seu direito exigir o cumprimento do contrato junto à operadora. Para checar a velocidade da sua conexão, você pode acessar o serviço Speedtest.net, um dos mais confiáveis do gênero.


Nenhum comentário