Ads

Últimas News

Android: como usar seu celular ou tablet como webcam

Um tutorial para aqueles que não querem se preocupar em comprar uma câmera para seu computador.

Webcams comuns agora são "coisa do passado" (Fonte da imagem: iStock)

Ter uma webcam em seu computador pode ser algo bem útil para conversar com outras pessoas ou mesmo gravar vídeos. Mas você sabia que não é preciso comprar uma para poder desfrutar de todas essas vantagens? Basta ter um aparelho Android e seguir os passos deste tutorial.


Pré-requisitos

  • IP Webcam

http://www.baixaki.com.br/android/download/ip-webcam.htm

  • IP Camera Adapter (ou outro software especial para webcams)

http://ip-webcam.appspot.com/static/IPCamAdapter.msi






  • Rede Wi-Fi ou 3G para conectar ambos os aparelhos.

Embora não seja obrigatório, também é recomendável a utilização dos navegadores Chrome ou Firefox para o processo, uma vez que o Internet Explorer tende a sofrer problemas de conflito com o IP Webcam.


Preparando o Android


Depois de baixar e instalar os programas em suas respectivas plataformas, o primeiro passo a ser tomado no processo é configurar a webcam. Aqui, não há segredo: tudo o que você precisa fazer é alterar valores como a resolução e qualidade do vídeo, além a orientação da câmera.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play) 

Entretanto, uma característica opcional que você vai querer ativar é o “Login/password”. Isso porque, além de garantir que outras pessoas não tenham acesso à sua webcam, deixar o aplicativo sem um login pode fazer com que o sistema não funcione corretamente.

Configurando o navegador

Com as configurações feitas, clique em “Start server” (o último botão da lista do aplicativo) para iniciar a transmissão. Porém, ainda é preciso preparar o computador para que ele seja capaz de captar as informações.

Para isso, comece copiando a primeira linha de texto mostrada na parte inferior da tela exatamente como ela é exibida. Agora, abra o IP Camera Adapter, cole o endereço no “Camera feed URL” – lembrando-se de deixar o “/videofeed” logo depois do código; preencha os campos restantes. Se você fez tudo certo até aqui, os valores mostrados na janela devem ser semelhantes aos da imagem abaixo.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Por fim, clique em “Autodetect” e aguarde alguns instantes para que o processo esteja terminado. Agora, é só reiniciar o software com o qual você deseja usar sua webcam.
.....

Depois desses poucos passos, seu Android deve estar corretamente configurado para se conectar ao seu computador e servir como uma webcam substituta. Caso a transmissão pareça lenta, pode ser uma boa ideia diminuir as configurações de qualidade do aplicativo.

Fonte: TECMUNDO e CNET