Ads

Últimas News

WhatsApp contra rivais: veja qual app tem o melhor serviço de ligação

Que o WhatsApp ativou a função de chamada entre contatos já está todo mundo sabendo, mas o mensageiro do Facebook não é o pioneiro. As chamadas por VoIP já eram realizadas pelo SkypeViber, o próprio Facebook Messenger, entre outros. Testamos e comparamos a qualidade da ligação entre eles. Confira qual app se saiu melhor!

WhatsApp Messenger

ligar-de-graca-no-whatsapp (Foto: Carol Danelli/TechTudo)
Ligação do WhatsApp tem boa qualidade (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

A qualidade da ligação pelo WhatsApp foi muito boa, pois mesmo em uma conexão 3G a ligação não falhou. Mas apesar da boa qualidade, no teste com o 3G a voz dava eco, demorando na entrega para o seu contato, mas não caiu e nem picotou a ligação. Ao testar no Wi-Fi o resultado foi muito bom, parecia ligação de telefone fixo, sem presença de ruídos ou falhas.

Skype

Veja como desativar as notificações de um contato específico no Skype (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
O Skype tem a melhor qualidade das ligações (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

O Skype é um dos mensageiros mais conhecidos pela função chamada, pois além de funcionar como telefone, o aplicativo possibilita que o usuário faça videochamadas. A qualidade faz do mensageiro da Microsoft a melhor opção. Mesmo na conexão 3G a ligação era limpa, sem ruídos e sem falhas. E também não chegou ao limite dos dados.

Viber

Viber_novasfunções (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)
As ligações pelo Viber custaram a funcionar, mas o som foi limpo e sem falhas (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

O Viber foi, de longe, o que apresentou o pior desempenho. Em um dos testes, o aplicativo não funcionou, nem com conectividade Wi-Fi. Em outro teste, mais efetivo, o Viber funcionou apenas com Wi-Fi, exibindo a mensagem de problemas de conexão com o 3G. Quando finalmente conseguimos conectar, no entanto, a ligação funcionou bem e com som limpo, sem ecos.

Facebook Messenger

Facebook Messenger: inicie uma ligação telefônica com um contato (Foto: Marvin Costa/TechTudo) (Foto: Facebook Messenger: inicie uma ligação telefônica com um contato (Foto: Marvin Costa/TechTudo))
As chamadas do Facebook Messenger tem mais ruídos que as dos rivais (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Entre os testados, o Facebook Messenger foi o que apresentou qualidade mais baixa. As ligações possuíam ruídos, falhavam e demoravam a completar. Além de consumir bastante dados, desestabilizando a conexão. Outra limitação do mensageiro é que o usuário só pode ligar para seus contatos que possuem o número do celular cadastrado.
Conclusão

Entres todos os aplicativos testados, a melhor opção em relação à qualidade é o Skype, mas ele não é tão popular nos celulares quanto o WhatsApp. O mensageiro tem um bom desempenho e, no fim das contas, se você quer um aplicativo que possa substituir a rede das operadoras, a melhor opção é o WhatsApp Messenger.
Fonte: Techtudo

Nenhum comentário